Encontro de Combate à Discriminação Étnica

Sobre o Evento

Ao longo de sua existência, o ODEERE vem desenvolvendo ações interdisciplinares como um programa que articula pesquisa, ensino e extensão, voltados para o estudo das relações étnicas.
Com isso, o ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, realizará, de 20 a 23 de março de 2025, o XX Encontro de Combate à Discriminação Étnico-racial e o X Seminário do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade-PPGREC.
Os objetivos dos eventos se voltam para: Debater sobre ações afirmativas; Discutir sobre a importância de pensar sobre as publicações interdisciplinares como forma de fortalecer os debates étnicos e raciais; Refletir acerca do Patrimônio cultural e suas perspectivas integral e decolonial, discutir as visões sobre o racismo no Brasil; Refletir acerca das concepções de relações étnicas e relações raciais, suas diferenças e suas aproximações; debater como a religiosidade e a ancestralidade podem atuar como formas de aproximação e de diferenças entra as relações étnicas e raciais; abordar a espiritualidade africana, indígena e resistência; estimular o combate ao racismo religioso, bem como, o enfretamento ao desrespeito contra a sacralidade dos símbolos étnicos afro-brasileiros; propiciar debates étnicos e raciais sobre populações, cidadania e diversos contextos sociais entendendo os mesmos como forma de ampliar os espaços para o debate de pesquisas, propostas e reflexões.
O Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE, fundado em 2005 a a partir de estudos de um grupo de pesquisa “Educação e Relações Étnicas: Saberes e práticas dos Legados Africanos, Indígenas e Quilombolas”, sob coordenação da Profa. Dra. Marise de Santana. Desde a fundação tem se tornado um espaço de produção do conhecimento acerca das relações étnicas e, posteriormente, também sobre gêneros e diversidade sexual. Destacam-se projetos de pesquisa dos(as) docentes vinculados ao Órgão e cursos de extensão, a exemplo de “Educação e culturas afro-brasileiras”, “Educação Indígena”, “Gênero, Raça e Diversidade Sexual”, “Educação Quilombola”, “Saúde da População Afro-brasileira”. A vocação extensionista do ODEERE e do PPGREC se evidencia por qualificar dezenas de pessoas da região, anualmente, com especial ênfase na formação de professores, que aderem às propostas e se engajam ativamente.
O ODEERE e o PPGREC
2005 - 2025
ODEERE
PPGREC
A proposta do PPGREC surgiu a partir dos trabalhos já desenvolvidos pelo ODEERE, que inclui um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo das questões étnico-raciais. A proposta foi elaborada por meio de uma comissão formada por três docentes da UESB, Profa. Dra. Marise de Santana (presidenta), Benedito Gonçalves Eugênio (vice-presidente) e Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza (membro) e um docente da UEFS, Prof. Dr. Edson Dias Ferreira (membro). No projeto foi considerado o percurso nas atividades de orientação em cursos de especialização e graduação além das ações de pesquisa e extensão já desenvolvidas. Em maio de 2014, a proposta do PPGREC foi aprovada pela CAPES e o curso iniciou em 1° de agosto de 2014.
2014 - 2025

Apoiadores



